O mercado discute intensamente qual é e qual será o papel da automação e robôs de serviço no atendimento a clientes no mundo online. Em qualquer evento sobre negócios ou marketing digital, você encontrará palestras ou discussões com o tema de chatbots providos de inteligência artificial — capazes de responder clientes, funcionar como suporte técnico e resolver diversos tipos de problemas automaticamente.
Porém, se no ambiente digital essa é uma realidade que está se estabelecendo, o que podemos falar deste tipo de avanço em lojas físicas? Talvez essa discussão soe um tanto futurista para algumas pessoas, pois ainda não é comum vermos robôs físicos por aí. Contudo, a presença de robôs trabalhando em lojas físicas é uma possibilidade cada dia mais próxima.
Os robôs interativos da Promobot, alugados e revendidos no Brasil pela parceira oficial Umbô, são exemplos de máquinas adaptadas para esse tipo de ambiente e função. Por terem sido criadas para fazer atendimento a humanos em diversas situações, podemos dizer que os robôs implementados no varejo trabalham como se fossem funcionários humanos.
Qual a utilidade de robôs físicos no varejo?
Um robô inteligente e interativo implementado em uma loja física pode automatizar diversas funções e processos. Os robôs da Promobot, por serem desenvolvidos em uma plataforma aberta, permitem inúmeras possibilidades de integração com sistemas externos, além da criação de soluções altamente personalizadas.
Podemos exemplificar uma aplicação prática com uma tendência consolidada do varejo: programas de fidelidade. O robô é capaz, por exemplo, de cadastrar rapidamente novos clientes, repassar informações sobre os benefícios disponíveis e até mesmo imprimir cartões físicos do programa, se houver algum.
Como uma boa parte da interação acontece por meio da fala (ele entende e responde em português), o robô também pode responder a clientes se a loja possui determinado produto em estoque, além de ajudar pessoas a localizá-los nos corredores e prateleiras — acompanhando-as, se necessário. Por ser capaz de ler rapidamente códigos de barra, também pode informar preços e dar informações relevantes sobre os produtos.
Essas são apenas algumas capacidades. Por ser dotado de muitas funcionalidades e integração com aparelhos e sistemas externos, as possibilidades oferecidas na implementação de um robô são incontáveis. Os especialistas de robótica da Umbô conseguem analisar as necessidades da sua empresa e, assim, criar soluções únicas para atingir os objetivos específicos de cada negócio. Listamos abaixo algumas funcionalidades que, no geral, são muito úteis para o varejo.
Funcionalidades dos robôs aplicadas no varejo
Aceitar pagamentos
Os robôs oferecidos pela Umbô podem ser integrados com sistemas de pagamento. Processam cartões de débito, crédito, ticket ou qualquer outro tipo. Deste modo, o robô pode exercer tanto uma função de caixa de loja, como vender serviços complementares separadamente — seguro, empréstimo, recarga de celular, por exemplo.
Registrar clientes em programas de fidelidade
Como mencionamos, os robôs conseguem agilizar o cadastro de clientes em programas de fidelidade. O cliente pode tanto preencher os dados na tela touchscreen que o robô tem integrada. Outra opção é mostrar um documento de identificação. O robô consegue identificar e extrair automaticamente as informações necessárias para realizar o cadastro.
Pesquisa de satisfação
O robô permite que clientes gravem depoimentos sobre sua experiência na loja. Esse é uma funcionalidade muito importante por diversos motivos.
O robô também é dotado de um sistema de reconhecimento de emoções, que permite que fazer inferências como se o que alguém está falando condiz com sua expressão facial. Além disso, faz feedbacks dos clientes sem ter funcionários como intermediários — evitando conflitos de interesse.
Integração com sistemas externos
O robô é integrável aos sistemas de gerenciamento de estoque, vendas, de CRM, segurança ou outros sistemas pertinentes para seu negócio. Dessa maneira, o robô funciona como um atendente que é capaz de solucionar problemas autonomamente.
Reconhecimento facial
O avançado sistema de reconhecimento facial dos robôs permite que ele reconheça pessoas. Funcionários e/ou clientes precisam se apresentar apenas uma única vez. Após disso, o robô consegue reconhecer, cumprimentar as pessoas e, além de outras coisas, fazer ofertas personalizadas.
Interação através da fala
O robô entende e fala português. Não apenas isso, o robô tem um trabalho robusto de UX (user experience) que permite que entenda conversas naturais com as pessoas, de maneira simples de utilizar. O robô também ensina todas as maneiras como pode ajudar, caso alguém esteja em dúvidas em como utilizá-lo.
Tela multimídia interativa
Os robôs possuem uma tela multimídia interativa integrada que, além de servir como meio de inserir dados, também possibilita que se mostre materiais de marketing e informações relevantes ao cliente. Vídeos sobre marcas ou produtos específicos, a história da loja, a última campanha – o robô apresenta tudo isso de maneira contextualizada numa interação.
Navegação inteligente pelo espaço
O robô Promobot V4 tem sensores nos seus pés, permitindo que navegue inteligentemente pelo espaço sem colidir com objetos, prateleiras ou pessoas, garantindo maior autonomia para a máquina.
Autonomia e independência no carregamento de bateria
O robô tem uma bateria com autonomia de 8 horas. Quando está com bateria baixa, o robô vai sozinho até a estação de carregamento e se conecta. Quando carregado, volta autonomamente para o posicionamento padrão.
Quais as vantagens de ter um robô trabalhando em sua loja física?
O robôs fabricados pela Promobot e customizados pela Umbô oferecem a possibilidade de ter um atendente extremamente eficiente e totalmente personalizado. É possível controlar como o robô fala (mais informalmente ou formalmente, por exemplo). Da mesma forma, também é possível integrar com os sistemas internos do varejo para criar soluções únicas para seu negócio.
Robôs estão associados às tecnologias mais avançadas dos nossos dias. Trabalhando para sua empresa associam sua marca à tecnologia de ponta e trazem percepção através de uma experiência.
Os robôs no varejo aumentam a qualidade do serviço e a taxa de sucesso de objetivos específicos. Esse não é um assunto para 2030, em Tóquio. Essa tecnologia já está disponível aqui e agora. Quem está disposto a ser parte dos pioneiros?
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