Oficina - imersão Na robótica de serviço

5

disciplinas

Todos

públicos

4h

duração

Junior a pleno

profissional

Sobre

robótica de serviço é uma das áreas do futuro que já começam a se mostrar presentes. Cada vez mais, interagiremos com robôs em situações variadas para resolver todo tipo de problema.

A Umbô é uma empresa pioneira no Brasil na área de robótica de serviços. Para compartilhar a nossa experiência, criamos essa oficina introdutória com uma visão geral da robótica de serviço para as pessoas interessadas em conhecer a área.

A oficina ajudará a:

Para quem é este curso?

Jovens à procura do primeiro emprego; profissionais buscando aperfeiçoamento; interessados em futuro do atendimento e engajamento automatizados.

Tópicos abordados

  1. Fundamentos da Robótica de Serviço: Quais são os princípios básicos e a história da robótica de serviço?
  2. Terminologia Essencial: Quais termos específicos são cruciais para entender e discutir a robótica de serviço eficientemente?
  3. Tipos de Robôs de Serviço: Quais são os diferentes tipos de robôs de serviço e como cada um é utilizado?
  4. Tecnologias Envolvidas: Que tecnologias fundamentais dão suporte à operação dos robôs de serviço?
  5. Aplicações Práticas Iniciais: Como os robôs de serviço são atualmente aplicados em diferentes indústrias e ambientes?
  6. Trabalho de criação dos robôs Promobot: Como os robôs são produzidos?

Videos 48 Min  + leituras

  1. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Como a IA e o aprendizado de máquina são aplicados no desenvolvimento de robôs de serviço?
  2. Mecatrônica e Robótica: Quais são os avanços em mecatrônica que tornam possível a construção de robôs de serviço eficientes?
  3. Sensores e Atuadores: Como os sensores e atuadores funcionam para permitir que os robôs de serviço interajam com o ambiente?
  4. Interface Homem-Máquina: De que maneira as interfaces homem-máquina são projetadas para facilitar a interação entre robôs de serviço e usuários?
  5. Segurança e Ética em Robótica: Quais são as considerações éticas e de segurança envolvidas na implementação de robôs de serviço?

Videos 48 Min  + leituras

  1. Componentes Estruturais: Quais são os componentes físicos essenciais que formam a estrutura de um robô de serviço?
  2. Sistemas de Locomoção e Movimento: Como os robôs de serviço se movem? Quais mecanismos são utilizados para garantir mobilidade?
  3. Alimentação e Energia: De que formas os robôs de serviço são alimentados? Quais são as tecnologias de energia mais eficazes?
  4. Sensores e Processamento de Entrada: Como os robôs de serviço percebem o ambiente ao redor? Quais tipos de sensores são mais comuns?
  5. Manutenção e Durabilidade: Quais são as práticas recomendadas para manter e prolongar a vida útil do hardware de um robô de serviço?

Videos 48 Min  + leituras

  1. Linguagens de Programação para Robótica: Quais linguagens de programação são mais utilizadas na robótica de serviço e por quê?
  2. Algoritmos de Inteligência Artificial: Como os algoritmos de IA são implementados para permitir que os robôs de serviço tomem decisões e aprendam com o ambiente?
  3. Integração com Sensores e Atuadores: Como o software se comunica e coordena os sensores e atuadores dos robôs de serviço?
  4. Software de Navegação e Mapeamento: Quais são as tecnologias e algoritmos por trás dos sistemas de navegação e mapeamento dos robôs de serviço?
  5. Segurança e Privacidade do Software: De que maneira as questões de segurança e privacidade são abordadas no desenvolvimento de software para robôs de serviço?

Videos 48 Min  + leituras

  1. Autonomia e Interatividade Atuais: Até que ponto os robôs de serviço atuais podem operar autonomamente e interagir efetivamente com humanos?
  2. Limites da Inteligência Artificial: Quais são as barreiras atuais na IA que restringem as capacidades cognitivas e de decisão dos robôs de serviço?
  3. Avanços Esperados em Sensores e Mobilidade: Como se espera que a tecnologia de sensores e sistemas de mobilidade evolua para melhorar a eficiência dos robôs de serviço?
  4. Desafios de Integração em Ambientes Humanos: Quais são as dificuldades práticas na integração de robôs de serviço em ambientes dominados por humanos, como lares e locais de trabalho?
  5. Impacto Social e Econômico: Como a adoção crescente de robôs de serviço pode impactar a sociedade e a economia no futuro?
  6.  
  7. Evolução da Legislação e Normas Éticas: Como a legislação e as normas éticas estão se adaptando à crescente presença de robôs de serviço e quais são os possíveis impactos dessas mudanças?

Videos 48 Min  + leituras

  1. Interação com robôs: “vivos”
  2. Funcionamento geral dos robôs: analisaremos como funciona cada aspecto do robô: sua movimentação pelo ambiente físico, como lê e interpreta os estímulos do ambiente, como entende o que as pessoas falam e como consegue respondê-las.
  3. Dinâmicas em grupo: Com o conhecimento sobre como operam os robôs, iremos planejar uma nova funcionalidade para o robô que atenda o mercado de robótica de serviço.
  4. Discoteca robótica: aprendendo sobre a movimentação do robô e o design de movimentos via estúdio, criaremos uma nova coreografia para o robô sincronizada com a música.
  5. Testes de perfil: Por fim, faremos um teste de afinidade para responder as questões “robótica serve para você?” e “qual a área da robótica de serviço que combina mais com o seu perfil?

Nossos clientes sobre o nosso trabalho:

Próximas Datas:

Confirmamos conforme aparecimento de grupo de 10 pessoas. Os Workshops acontecem aos sábados, das 10 até as 14 horas.

Investimento:

R$200/participante. Descontos para grupos.

Registre seu interesse

+55 11 3373-7420

Atendimento de segunda a sexta das 9:00 as 18:00

Endereço Rua Peixoto Gomide, 219, Sala 305 – São Paulo

outras oficinas que possam ser do seu interesse

cultura analítica

Oficina de Métricas de foco no cliente

Descubra como a metrificação focada no cliente pode impulsionar o crescimento de sua empresa e aprenda a mensurar o sucesso de seu negócio pelo grau de satisfação do cliente.

transformando métricas em informação para decisões

Oficina presencial e in-company - 4 horas
Conhecer a oficina

cultura humana

Oficina de atendimento humano

Com o propósito de dar informações, oferecer promoções, captar feedbacks e fazer todo o trabalho repetitivo e ‘robótico’, já existem os robôs atendentes. O que te faz diferente deles?

para atendentes que não querem ser robôs

Oficina presencial e in-company - 8 horas
Conhecer a oficina
× Diga "Oi" ;)