tecnologia 5G

Tecnologia 5G e a Robótica: o que muda pra nós?

Com as tecnologias cada vez mais conectadas com o dia a dia, a proteção de dados nunca foi tão importante.

Saber o que é feito com os dados fornecidos a sites, wearables e aplicativos é uma preocupação que deveria ser de todos, já que ninguém quer se sentir vulnerável.

Tecnologia 5G 

Com a chegada de uma nova velocidade de internet, muitas aplicações que hoje estão apenas em estudo serão possíveis. A internet das coisas será implantada de forma mais eficiente e ampla; (uma vez que será possível a comunicação de diversos aparelhos ao mesmo tempo) e o acesso à informação será ainda maior. 

Aplicações

A internet 5G possibilita maior interatividade entre tecnologias. Ela tornará viável uma grande frota de carros autônomos, por exemplo.

tecnologia 5G
A robótica poderá estar presente até mesmo nos supermercados.

Com a conexão entre eletrodomésticos e wearables; (tecnologias que usamos no corpo como relógios), será possível que você controle as compras do mês baseado nos dados que sua geladeira disponibiliza.

Será possível também que seus dispositivos marquem consultas ao médico baseado nos dados de saúde do seu relógio.

A frota de carros autônomos passará a ser uma realidade, já que os carros poderão se comunicar entre si de forma precisa; o que vai evitar colisões e erros de navegação. Os carros autônomos prometem amenizar o trânsito das cidades; controlarão de forma geral a velocidade que o trânsito circula, por isso é importante que as informações saiam de forma instantânea.

Nos supermercados, aplicações mais rápidas facilitarão a integração de robôs como assistentes de compras conectados a diversos sistemas.

Proteção

Nessa realidade, o Brasil já entra com leis de proteção de dados a partir de 2020, lei que pretende assegurar a segurança de dados bancários e particulares dos usuários de internet e de sistemas digitais.

A coleta e uso de dados pessoais tem uma categoria chamada “dados sensíveis”; que engloba qualquer informação que possa identificar uma pessoa ou expô-la; vida sexual, etnia, convicções políticas e religiosas e saúde. Esses dados entram com categoria maior de proteção, uma vez que são considerados pessoais e únicos.

Maior velocidade e robótica

Os robôs de serviço vão se beneficiar dessa maior velocidade; poderão se conectar a vários dispositivos e sistemas ao mesmo tempo, tornando-os ainda mais eficientes em termos de serviço.

Um robô cirurgião poderá ser mais preciso, uma vez que poderá enviar ao controlador imagens em 3D de alta resolução, facilitando a visão do médico, além de precisar de menor abertura para a cirurgia.

Democratização da Robótica

A implementação da tecnologia 5G para as novas aplicações promete trazer maior alcance social da robótica, uma vez que poderão ser produzidas e implementadas em maior escala.

Tendo essa tecnologia em mãos, em maior escala e velocidade, vai propiciar o acesso à mesma por pequenos empreendedores e empresas que precisem automatizar processos internos; gerando mais tempo para focar em atividades mais complexas.

A Umbô acredita que quanto mais pessoas tiverem acesso a essas tecnologias, mais fácil se tornará o dia a dia de todos, uma vez que as pessoas terão mais tempo para si.

O foco das empresas deve ser sempre em aumentar a velocidade não apenas visando lucros, mas também pensando em otimizar o uso de habilidades dos seus funcionários.

Quer entender mais sobre as aplicações de robôs em empresas? Temos um conteúdo sobre o uso dessa tecnologia na área da saúde. Clique aqui e saiba mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Diga "Oi" ;)