Robô humanóide Promobot

Robôs hiper realistas da Promobot: Quase humanos

Você já imaginou interagir normalmente com uma pessoa — conversar, fazer perguntas, escutar opiniões e tudo mais — e só depois de algum tempo descobrir que ela não é feita de carne e osso? Embora esse cenário já estivesse previsto em filmes e séries por um bom tempo, a era de robôs com aparências hiper-realistas está cada vez mais próxima e agora conta com mais um protagonista: a Promobot.

Quem é a Promobot?

Desde 2015, a empresa de robótica apresentou quatro modelos diferentes de robôs, incluindo os modelos utilizados no Brasil — Promobot V2 e V4. A Promobot — empresa da qual a Umbô é representante — é atualmente a maior fabricante de robôs da Rússia e de todo norte e leste da Europa, com a incrível marca de 80% dos componentes de hardware da Promobot serem desenvolvidos pela própria empresa.

Sua última empreitada: Os robôs hiper realistas

Na última conferência Skolkovo Robotics, a empresa fez um grande lançamento de um novo robô. Em vez de continuar as linhas existentes — de robôs com algumas características humanas, mas aparência predominantemente robótica —, a Promobot inaugurou uma nova, de robôs humanóides hiper realistas.

O novo robô tem a aparência próxima da humana, sendo um gêmeo do CEO da Promobot Alexeu Yuzhakov. Além da textura fidedigna da “pele”, esse robô é capaz de copiar fielmente as expressões faciais de uma pessoa. Através de 29 módulos, ele independentemente move seus os olhos, sobrancelhas, lábios e outros “músculos”. Essas expressões acontecem contextualmente durante a interação, quando o robô está falando ou mostrando emoções.

Durante o evento, Alexeu Yuzhakov explicou o raciocínio por trás da criação dessa nova linha de robôs. “É sempre muito importante nos relacionarmos com quem nos comunicamos. Quando você vai receber um serviço para o banco, não importa quão inteligente seja o robô. Você, investindo seu tempo, ainda quer se comunicar com a pessoa. E acreditamos que podemos nos aproximar da imagem indistinguível de uma pessoa diante de um robô. Talvez você nem perceba imediatamente que está falando com um robô, mas a barreira já estará quebrada ”.

O desenvolvimento desse novo robô levou um ano e meio. Até 2021, a empresa planeja investir US$ 2,5 milhões na produção deste novo robô. O vídeo da apresentação do lançamento do novo robô está em russo, mas você pode conferi-lo abaixo:

https://youtu.be/eslgwFfxU5o?t=3106

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Diga "Oi" ;)