O objetivo básico dos robôs é poder automatizar e tornar mais fácil diversas funções do dia a dia das pessoas. Por isso, dentre várias novidades apresentadas na última CES em Las Vegas, um grande destaque foi a demonstração de uso do robô físico Promobot V4 na função de concierge.
Concierge; que é uma palavra francesa que pode ter diversas traduções; é uma função que todos conhecemos bem aqui no Brasil. Dependendo de onde o concierge trabalha, poderíamos traduzir como porteiro ou recepcionista.
O robô Promobot V4; com o caso de uso de concierge é ideal para condomínios empresariais ou residenciais de grande porte; para automatizar e facilitar a recepção de inquilinos e visitantes. Com muito mais funções que um simples concierge eletrônico, o robô pode trabalhar em associação com funcionários reais ou até mesmo autonomamente (com intervenção humana remotamente, se necessário).
O que um robô concierge é capaz de fazer?
A função concierge é um dos “casos de uso” elaborados pela Promobot e adaptado pela Umbô, que é parceira oficial da Promobot no Brasil. Trata-se de uma combinação de scripts de interações com funções padronizadas e operações básicas para que o robô possa ser implementado rapidamente, sem precisar elaborar cada funcionalidades do zero.
No caso de uso de concierge, o robô inclui diversas funções essenciais, como:
Interação
- reconhecer rostos; devido à sua avançada tecnologia de reconhecimento facial, basta que o inquilino seja cadastrado uma única vez para que o robô libere sua entrada automaticamente em interações futuras.
- interação através da fala; a interação com o robô se dá através de fala, da mesma forma como se fosse com uma pessoa real. Dessa maneira, é possível solicitar que o robô realize funções de maneira fácil e intuitiva, além de cumprimentar e interagir com as pessoas.
- dar informações e guiar visitantes; o robô é capaz de guiar pessoas até o elevador ou outros lugares no prédio, assim como comunicar novidades ou passar informações importantes para as pessoas.
Segurança
- leitura automática de documentos de identificação pessoal; o robô é capaz de ler documentos como passaportes, RGs, carteiras de motorista ou outros documentos de identificação. Assim, consegue ou cadastrar um novo visitante ou cruzar com seu banco de dados interno e verificar se a pessoa está na lista de autorizados para entrada.
- emissão de crachás/cartões de entrada; o robô é integrado com um emissor de cartões de entrada, automatizando e integrando cadastro e emissão de crachás. Também há a possibilidade de emitir tickets de entrada, dependendo do tipo de bloqueios instalados no condomínio.
- integração com sistema de catracas; os robôs podem ser integrados com o sistema de catracas, liberando o acesso de pessoas autorizadas automaticamente.
- leitura de códigos de barra ou QR code; há um sistema de leitura de códigos e QR que pode oferecer uma alternativa em como acessar o estabelecimento.
- ligação automática; o robô liga automaticamente para os responsáveis caso alguém precise pedir autorização para acessar.
- desbloqueio remoto; é possível programar para que pessoas com acesso especial consigam emitir remotamente um sinal para que o robô abra as catracas, em situações em que seja necessário.
No vídeo abaixo (em inglês), é possível ver algumas dessas funções sendo demonstradas:
O caso de uso de concierge já está disponível no Brasil através da parceira oficial da Promobot, a Umbô.