casos de uso

5 tarefas para automatizar atendimento offline

Comece hoje para aprender a fazer com perfeição e sair na frente amanhã

Você é empreendedor ou gestor de uma empresa que tem sua presença offline?

Quanto tempo diariamente seus promotores, atendentes e pessoal da linha de frente em geral gastam transferindo dados de um lugar para outro, digitando, apertando botões?

Quanto sobra de empatia, alegria e leveza para sorrir naturalmente para clientes e visitantes, sem desgastes?

80% de sucesso da imagem que se forma na cabeça do cliente sobre seu estabelecimento está nos 20% do primeiro contato.

Conheça 5 tarefas que vão automatizar o atendimento offline para sua empresa.

1. Atendimento sob controle

Empresas que se dão o luxo de não controlar o atendimento da linha de frente, no mínimo, perdem insights valiosos sobre caráter e natureza dos seus públicos. No máximo, não sabem quão eficiente e cativante para o consumidor é a linha de frente delas. Já pensou, mesmo que você tenha alguém que “fica em cima” da sua equipe de atendimento o tempo todo, você não tem informações sobre 100% de casos o que e como é dito na abordagem proativa; o que e como é dado em resposta para solicitações do consumidor.

Problema tenta ser resolvido por meio de treinamentos. Mas o trabalho de comunicação repetitiva é tão desgastante para a maioria das pessoas que qualquer inspiração e conhecimentos recebidos no decorrer dos tais treinamentos acabam sendo “gastos” muito antes o próximo treinamento acontecer. Turnover de atendimento é comum e deve entrar na conta.

No resumo: o primeiro atendimento ou contato é sempre repetitivo. Árvore de variabilidade começa crescer após a primeira triagem. Atendente humano gasta forças para o repetitivo. Não sobra muita energia para variabilidade posterior que faz diferença.

Aqui estão as 5 coisas possíveis de automatizar nos PDVs, SACs e pontos de atendimento offline por meio dos robôs-atendentes hoje. Se o seu processo inclui digitar, copiar e transferir de um sistema para outro, considere essa opção de forma séria.

Não é futuro, é presente, existe e funciona. É automatizar o atendimento para facilitar e otimizar os processos.

2. Automatizar o atendimento com seus públicos externos

Informar equipe sobre clientes ou interessados

Estar no ponto interruptamente e focadamente. Se o seu cliente apareceu, mas a sua equipe de atendimento ficou batendo papo e nem notou?

Informar responsável sênior sobre chegada de um novo cliente.

Capturar primeiros dados para triagem básica e transferir para CRM, sem digitação manual

Você consegue configurar notificações por e-mail, via uma ligação telefónica, app mensageiro ou SMS – o que julgar melhor.

Veja como um robô de atendimento pode acolher o cliente numa aproximação inicial

3. Capturar e digitalizar na sua base os primeiros dados de triagem.

Levar mensagem para quem não tiver em contato direto.

Compare pedir para preencher um formulário ou fazer umas perguntas no decorrer de uma conversa leve – o que é mais confortável para seu cliente? Robô atendente permite voltar ao atendimento “das antigas” quando o cliente não precisava saber operar seu sistema, preencher seus formulários e baixar seus aplicativos. Ele só precisava pronunciar sua vontade ou necessidade estando na frente do seu pessoal de atendimento.

Levar mensagem customizada para seu freguês no ponto de contato.

A vida 100% digital não agrada ninguém. Meses de pandemia comprovaram que ser humano comum sente prazer em sair, visitar lugares, trocar ideias ao vivo, offline. E se o seu cliente devoto visitar o seu estabelecimento, quanta diferença faz uma mensagem específica para ele! Atendentes humanos somente irão conseguir fazer isso se ficarem por muito tempo e terem boa memória visual. Atendente-robô automatiza sua mensagem customizada aos seus visitantes de forma mais eficiente.

E a mensagem não necessariamente é apenas aquilo que o robô irá dizer. Também é o que ele pode disparar para enviar no e-mail/Whatsapp vendo o seu freguês passando no estabelecimento! Mantenha contatos phygital e omnichannel.

Subscreva seu cliente na primeira conta para sua lista de contatos de forma fácil: mostre QRcode onde ele, apertando um único botão, fornecerá seu dado de contato.

Sem mais perguntas chatas “qual é o seu e-mail, qual é o seu CPF, mostre CNH”.

Faça essas automatizações de relacionamento com seus públicos e mantenha relação fluída, “sem burocracias”

Postar emoções e experiências de visitantes do seu lugar nas redes sociais instantaneamente

Você tem um evento, um estabelecimento, está fazendo promoção legal, muita gente vem, tira foto, mas não marca você nas redes sociais?

Robô de bate papo irá tirar fotos dos visitantes, enviar como brinde para eles e ainda postar se permitido nas suas redes sociais – automaticamente!

4. Automatizações de relacionamentos e ações internas

Coloque tarefas na sua lista vindas dos outros aplicativos.

Se isso não acontece com você, quero te conhecer. Alguém diz para você sobre algo que eles precisam – numa conversa de almoço, numa reunião, no papo do Whatsapp ou até no e-mail. OU você anota alguma coisa útil ou pensamento no seu bloco de notas ou na lista de tarefas digital – pensando “vou ver isso depois”.

A princípio, você acha que irá lembrar disso.

Em seguida você esquece.

Eventualmente a pessoa vem perguntando: “e aí? deu?”

Consequentemente, você fica com uma sensação não muito boa… Você sai jurando que irá começar a fazer gestão de tarefas e tempo.

Por isso, é importante enviar aquelas solicitações ou aqueles pensamentos “fora do lugar, mas veio” para algum lugar onde ele entrará no fluxo de trabalho. Você não irá conseguir evitar receber solicitações e ideias de vários canais e em várias situações. Robô consegue ser um guardião de tarefas da sua equipe juntar tudo num lugar só, fazendo aquelas lembranças não em forma de pop-ups já variados no computador, mas num bate-papo, intercalando com bom humor. Muito menos chato.

5. Digitalização humanizada – Consolide as informações numa base de dados.

Quantas vezes você chegava para um estabelecimento que você já se cadastrou na portaria, mas recepcionista não conseguia achar seus dados e tinha que cadastrar tudo de novo?

Erros de digitação são mais comuns do que parece. Por isso, digitalize sem digitação humana. Igualmente, automatize processo técnico de liberação de entrada na recepção.

Não apenas scanear sem repassar documentos de mão em mão, mas também processar, extrair dados e colocar numa base de dados. Ou então fazer uma pesquisa-enquete-quiz e cadastrar todas as respostas.

Enquanto isso, a conversa continuará fluindo – e a sua visita não precisará conversar com um “totem sem alma”. Ela estará conversando com um humanoide, com seu humor, personalidade e empatia.

Segrega informações específicas atualizadas on the fly sobre existência no estoque dessa loja de um determinado produto. Busca de informações relevantes para PDV ou ponto de atendimento sem precisar baixar aplicativos para isso.

Automatizar o atendimento não é excluir o fator humano do atendimento, mas otimizar essa experiência para que o consumidor se sinta atendido em todos os aspectos, sem sobrecarregar o sistema de atendimento.

Claro que são apenas alguns exemplos. Mas com a flexibilidade para integração, robôs-atendentes fazem de entretenimento até processos de negócios e venda completos.

E aí, quer entender mais como a robótica pode trabalhar para automatizar o atendimento e trazer o sucesso pra sua empresa? Leia mais AQUI.

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umbö

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