Como promover o atendimento presencial por meio de robôs?

“Posso ajudar?”. Quando pensamos em atendimento presencial, é possível que a imagem que venha à cabeça da maioria das pessoas é um funcionário solícito, com um grande sorriso no rosto. Esse tipo de colaborador ainda é valioso para a empresa, mas o seu serviço pode ser complementado por tecnologias de alto nível.

É o caso dos robôs, principalmente dos humanoides inteligentes. Neste post, falaremos como a aplicação dessas máquinas tem revolucionado o atendimento presencial nas empresas. Mostraremos, ainda, como eles podem ser alocados dentro do negócio. Boa leitura!

Quais são as vantagens do atendimento presencial?

O atendimento presencial é decisivo para a percepção de um consumidor. Afinal de contas, é o momento no qual ele é devidamente recepcionado pela sua empresa. Aquele contato influencia toda a jornada de compra, a avaliação e até mesmo pode render recomendações valiosas dos produtos e serviços de uma empresa.

Não à toa, as empresas estão investindo na integração: ela consiste na utilização de colaboradores bem informados e atenciosos, combinados à força da tecnologia. Assim, cada vez mais organizações estão implementando chatbots, por exemplo, ou programas que atendem os clientes nos canais digitais.

Assim, o cliente passa a ter diversas maneiras de interagir com a empresa. Além disso, os robôs são uma alternativa bastante eficiente para atender clientes, resolver problemas simples (há versões que contam com um suporte para o pagamento direto, por exemplo) e ainda otimizam o tempo dos trabalhadores de carne e osso.

Como os robôs humanoides inteligentes têm ajudado no atendimento presencial?

Falamos dos chatbots, uma ferramenta bastante útil para atender os consumidores. Mesmo que eles não consigam responder a questões mais complexas, eles podem realizar a recepção inicial na página, poupando os colaboradores de responder questionamentos simples.

Contudo, há uma outra variedade de robôs, que têm revolucionado a indústria. Estamos falando dos humanoides inteligentes, que têm como principal objetivo servir aos seres humanos em diversos setores e estabelecimentos comerciais.

Assim, shoppings, lojas, stands e recepções variadas passam a contar com um toque lúdico e moderno. Os robôs humanoides podem ser empregados em qualquer ambiente no qual a marca precise estabelecer uma forma ágil e eficiente de interagir com os visitantes.

Dessa maneira, a empresa mostra que está comprometida com a modernização e inovação na hora de prestar serviços. Agora, conheceremos as principais funções dos robôs humanoides no atendimento presencial.

Atendimento direto ao consumidor

O atendimento presencial ao consumidor não é apenas aquele primeiro contato direto. Trata-se de um grupo de procedimentos que abrange todos os passos de uma jornada de compra. Isso envolve desde a interação inicial até o período de pós-venda.

Assim, muitas empresas já empregam totens para a realização dos pedidos, enquanto outras empresas apostam em conexões rápidas de internet para que os clientes consigam interagir com a marca, dentro do ambiente da companhia.

Dessa maneira, as empresas empregam tecnologia de ponta para proporcionar um nível diferenciado de interação. É aí que os robôs se encaixam perfeitamente: eles conseguem unir todas as funcionalidades de um totem e ainda oferecer um atendimento diferenciado.

Como se não bastasse, eles podem realizar trabalhos puramente manuais, o que libera os colaboradores de uma empresa para tarefas mais relevantes para o negócio. Os robôs humanoides são habilitados a conversar diretamente com os clientes, guardar informações importantes (com o consentimento) e arquivar dados cadastrais para agilizar os próximos contatos.

Se você quer adicionar bom humor ao seu negócio, é possível contar com robôs humanoides inteligentes que conseguem até mesmo contar piadas e dançar, o que o torna uma atração à parte. Mas não se engane: apesar da fachada brincalhona, essa máquina terá as principais informações dos consumidores à mão, o que facilita a concretização de novas vendas.

Guias em exposições

Os robôs em eventos são especialmente eficientes para controlar a entrada de pessoas, além de esbanjar bastante carisma na apresentação. É uma forma diferente de atender presencialmente os consumidores, oferecendo uma máquina que sempre se lembrará do nome do cliente e do seu histórico com a empresa que organiza o evento.

Além disso, os robôs humanoides dominarão as informações sobre a exposição atual, podendo oferecer dados precisos, atualizados e sem qualquer tipo de hesitação. É possível até mesmo programá-los para que eles conduzam visitas bastante objetivas.

Isso é especialmente interessante em exposições que contam com recordes de público. A organização conseguirá conduzir visitas sem tantas distrações. O robô Promobot, por exemplo, conseguirá fornecer informações sobre as saídas de emergência, banheiros e outras atrações no mesmo ambiente.

Como se não bastasse, o Promobot pode ser programado para se tornar um poliglota de alto nível. Ele pode se expressar em diferentes línguas, oferecendo uma versatilidade interessante de acordo com cada grupo.

Recepção otimizada em eventos

Organizadores de eventos costumam enfileirar as pessoas até que elas tenham a entrada liberada para conferir as atrações. Todo aquele procedimento de passagem de terminal de checagem pode ser frustrante para muitas pessoas.

Entretanto, não é preciso se submeter ao método “tradicional” de checagem de pessoas. Com a utilização de um robô humanoide inteligente, a conferência se torna bem mais bem-humorada e ágil. Além disso, os visitantes se divertirão com a capacidade da máquina de reconhecer aqueles com quem já tenha interagido.

Mas o auxílio dos robôs nesse tipo de evento não se resume à descontração. Eles também conseguem imprimir crachás e fornecer outras maneiras de identificação, como adesivos específicos.

Contato direto com os consultores

Além da capacidade de atendimento presencial diferenciado, o robô também pode ser integrado a um esquema de consultoria online. Nesse modelo, os colaboradores serão chamados por meio de chamadas de vídeo, em uma tela posicionada na própria máquina.

Assim, caso os robôs não tenham uma resposta para uma pergunta mais complexa, eles poderão transferir o contato para um profissional apto a solucionar as dúvidas daquela pessoa. O mais legal é que esse atendente nem precisa estar no estabelecimento, já que as chamadas poderão ser transferidas para trabalhadores em outros locais.

Segurança no trabalho

Os robôs também oferecem a possibilidade de os atendentes trabalharem de forma remota e atenderem os clientes por meio do visor presente na máquina. Isso é importante, inclusive, para a busca por segurança no trabalho.

Como essa ação facilita dos colaboradores trabalhando diretamente de casa, aqueles que estejam fisicamente impossibilitados de se deslocar podem realizar o contato por meio dessa interação remota.

Com epidemias como a do coronavírus, a capacidade de oferecer soluções remotas se tornou extremamente valiosa para qualquer negócio, complementando o atendimento presencial. Como pudemos ver no artigo, os robôs humanoides contam com funcionalidades versáteis, o que facilita a sua adaptação em diferentes cenários.

E aí, curtiu o artigo e se interessou pela possibilidade de contar com um robô desse tipo? Então, entre em contato conosco para saber como!

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