Mercado

Robótica de serviço para atendimento: tendências e atualidades

2020 começou e o ano é de muitas novidades no mercado de robótica de serviço. Afinal, estamos falando de um setor no qual as pesquisas estão cada vez mais modernas, avançadas e complexas, trazendo uma série de inovações interessantes.

É fundamental, assim, observar quais são as principais tendências robóticas para atendimento em 2020 e implementá-las na sua empresa. Confira as principais delas a seguir. Boa leitura!

Automação de processos robóticos (RPA)

A automação de processos robóticos (RPA, ou Robotic Process Automation) simplifica o uso das tecnologias de automação por meio dos usuários. Seu uso permite que se possa configurar um “software robô”, a fim de realizar, de forma automatizada, tarefas tanto simples quanto a geração de uma resposta automática, como o uso de milhares de bots funcionando de forma independente, auxiliando no setor de atendimento ao cliente.

A RPA é um ponto intermediário para a aplicação da automação inteligente, como o Machine Learning e o Deep Learning. Ou seja, podemos ver, também, muitos avanços nessa parte nos próximos meses.

Multi-experiência

Cada vez mais a experiência do usuário está no centro dos processos de desenvolvimento tecnológico. O objetivo é proporcionar experiências únicas que tragam mudanças na forma como o usuário interage com o mundo e, também, com os próprios dispositivos, garantindo melhor engajamento.

A multi-experiência tem, assim, por objetivo, focar na experiência imersiva do usuário, por meio de tecnologias como:

  • robótica;
  • realidade aumentada;
  • realidade virtual;
  • realidade mista;
  • interface multicanal homem-máquina;
  • tecnologias de detecção, entre outras.

Robôs domésticos

Cada vez mais as smart homes se tornam uma realidade nas residências de todo o mundo e, inclusive, no Brasil. A Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things) tem se tornado mais popularizada e já está presente em Smart TVs e demais eletrodomésticos. Ela auxilia, por meio dos dados obtidos, no atendimento ao cliente.

Na CES 2020, a Samsung apresentou sua primeira versão de robô doméstico a ser comercializado para casas. Batizado de Ballie, ele consegue controlar todos os dispositivos conectáveis do local — além de ser bastante simpático. Durante a apresentação, ele roubou a cena, seguindo HS Kim, o CEO da divisão de consumo da Samsung.

Robôs para atendimento médico

A medicina é uma das áreas que exige mais desenvolvimento tecnológico para conseguir potencializar os resultados e reduzir erros que comprometam a qualidade de vida do paciente.

A robótica consegue, assim, realizar cirurgias delicadas com maior precisão, fazer diagnósticos mais exatos e rápidos e promover melhor saúde para os usuários.

Os robôs para atendimento médico podem ser aplicados nos seguintes casos:

  • cirurgias realizadas por robôs, evitando que tremor nas mãos cause problemas para o paciente;
  • nanorrobôs, que permitem que robôs minúsculos realizem o tratamento de doenças graves e, até o momento, incuráveis, como o câncer, conseguindo fazer a destruição apenas das células com problemas, preservando as saudáveis;
  • realização de impressões 3D, que produzem próteses para substituição de órgãos com problemas ou que tenham sido amputados;
  • tratamentos personalizados, que permitem robôs, com tecnologias de automação, identificarem quais são os tratamentos que geram uma melhor resposta do paciente, adequação de doses, entre outros.

Privacidade e proteção de dados

Quando falamos em processos tecnológicos e, consequentemente, automação e robotização, um debate se torna extremamente forte e, por isso, importante: a questão da privacidade e proteção de dados.

Afinal, qual é o limite do uso das informações obtidas pelas aplicações e dispositivos para melhorar o uso e recursos das soluções?

O debate ficou mais claro com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que impõe limites no que pode e não pode ser feito com os dados coletados e atribui responsabilidades e deveres das organizações quanto a isso. Além disso, o dispositivo legal informa sobre a questão do consentimento, algo fundamental para o usuário das soluções em robótica.

As tendências de robótica de serviço para atendimento podem auxiliar sua empresa a crescer e obter melhores resultados. Veja quais delas se aplicam melhor a sua organização e implemente-as em 2020!

Em resumo, a robótica de serviço realmente é uma área cada vez mais atraente e está cada vez mais presente em nossas rotinas. Quer uma prova disso? Eles já são presença até no Fantástico! Você sabia que ele é o Umbô? Aproveite e conheça mais sobre em nosso artigo.

Compartilhar
Published by
Umbô

Artigos recentes

  • Insights & Analytics

Por Que Seu Marketing B2B Não Converte

O modelo convencional de vendas na indústria brasileira está fundamentalmente quebrado. Caracterizado por metas inflexíveis…

1 mês atrás
  • Eventos

Os desafios silenciados dos eventos corporativos: revelações das áreas envolvidas

Nossa pesquisa mostra os problemas enfrentados por diferentes setores e pouco discutidos nos bastidores dos…

3 meses atrás
  • Eventos

Aprendizados que transformam: Implementação eficaz de soluções inteligentes para eventos

No dinâmico mundo dos eventos corporativos, a integração de tecnologias inovadoras tornou-se um diferencial competitivo…

6 meses atrás
  • casos de uso

Mineração de texto para evitar erros nas decisões de negócio

Como análise de dados não estruturados com PLN resolve erros de duplicidade invisível de cadastros…

12 meses atrás
  • casos de uso

Credenciamento para eventos como parte da experiência contínua

Entrar num evento e ser recebido por robôs para emissão do crachá? Como automatizamos credenciamento…

1 ano atrás
  • casos de uso

Desvendando o problema da evasão num APP de descontos

Uma empresa tem altas taxas de instalações, mas uma perda rápida de usuários após o…

1 ano atrás