Taxonomia de conteúdo é um esquema de classificação de todas as peças de conteúdo criadas por uma empresa, a fim de facilitar a localização, compartilhamento e monitoramento da performance da sua estratégia de conteúdo.
Essa sistematização considera o eixo temático trabalhado, o título das postagens, palavras-chave primárias e secundárias, categorias e tags atribuídas a cada conteúdo digital, possibilitando o agrupamento de conteúdos semelhantes.
Após um trabalho na formulação de proposta de valor, é necessário direcionar essa proposta para diferentes possíveis compradores. Seu produto pode ser uma solução para diferentes dores. Como alcançá-los de forma personalizada? Não adianta ter uma proposta de valor sem um comprador que a veja assim.
A maior parte das empresas têm problemas nessa parte. Como classificar? Como colocar meu produto em uma caixinha de apresentação ideal para x,y e z clientes?
Aqui começamos a falar sobre a taxonomia em si. A classificação de dores x clientes, como alcançá-los através de soluções possíveis através de seus produtos, é o que atrai clientes e finaliza vendas.
Falando sobre aumento na geração de leads e vendas, três soluções são mais procuradas:
Uma vez que você domina sua proposta de valor e entende como segregar as diferentes soluções que seu produto apresenta, você economiza tempo, dinheiro e investe naquilo que realmente te trará vendas.
Nossa ideia é que você conheça exatamente as frases, palavras chave e apresentações que vão alcançar seu público em cheio!
Tome os artigos em um site de entretenimento, por exemplo. Dentro desse todo, é necessário classificar para que os clientes encontrem facilmente aquilo que atende às suas necessidades, da seguinte forma:
Imagine se a pessoa responsável por esse site não se preocupasse com a classificação? De nada adiantaria ter os melhores lançamentos, o melhor catálogo de filmes, séries e livros; dessa forma, ninguém seria capaz de encontrar nada ali.
A forma mais fácil de atingir públicos diferentes seria classificando os conteúdos e mostrando a pessoas específicas as soluções que mais as atrairiam; Uma apresentação mais séria e adulta para aqueles que gostam de ler biografias, uma apresentação mais relaxada e descontraída para quem gosta de filmes de comédia e por aí vai…
O princípio da taxonomia aqui é simples, pegar seu serviço ou produto separar suas características por classificações e públicos a serem alcançados por elas.
Assim, uma vez feito esse processo, você já tem apresentações prontas do seu valor de produto para os diversos públicos que mais combinam com ele de forma personalizada, mais vendável.
Em resumo, é imprescindível ter DEFINIÇÕES dos seus produtos (proposta de valor) e depois CLASSIFICAÇÃO (Taxonomia) para alcançar de maneira eficaz seus alvos.
Vamos falar mais sobre como fazer essa categorização e formas de apresentar a sua proposta de valor para atrair mais leads e aumentar suas vendas nos próximos textos:
No dinâmico mundo dos eventos corporativos, a integração de tecnologias inovadoras tornou-se um diferencial competitivo…
Como análise de dados não estruturados com PLN resolve erros de duplicidade invisível de cadastros…
Entrar num evento e ser recebido por robôs para emissão do crachá? Como automatizamos credenciamento…
Uma empresa tem altas taxas de instalações, mas uma perda rápida de usuários após o…
Robô é sempre melhor e mais eficiente para impactar cliente e garantir interatividade para eventos?…
Um chatbot de autoatendimento que apresenta instruções em forma de fotos ou vídeos? - Sim,…