Quanto custa um robô? Recentemente a Umbô foi mencionada em uma matéria do UOL sobre robótica de serviço. Ficamos muito satisfeitos com o destaque dado por sermos pioneiros no Brasil nesse segmento de mercado que promete estar cada vez mais presente em nossas vidas — no que depender de nós, o quanto antes.
A matéria classifica o preço de aluguel de robôs customizados para eventos ou lojas como “salgado”. Há uma percepção comum aqui no país que serviços envolvendo alta tecnologia e com alto valor agregado são custosos. Sobre valor versus quanto custa um robô, gostaríamos de compartilhar a nossa experiência e algumas reflexões.
O mercado de robótica de serviço, por ser novo, ainda está em formação. Tanto clientes quanto quem trabalha na área estão descobrindo as diversas possibilidades de usos de robôs no atendimento a pessoas. Em cada caso, são muitos os benefícios de se ter de um robô trabalhando para sua empresa, seja pontualmente ou em um projeto de longo prazo.
A primeira vantagem a ser destacada é o controle total sobre a personalidade do robô. Sua empresa é mais despojada? O robô pode falar informalmente e fazer brincadeiras com seus clientes. Você trabalha com assuntos mais sérios? O robô pode ser mais formal e objetivo nas interações. A possibilidade de direcionar totalmente o tom do diálogo permite que sua marca materialize sua persona em um atendente interativo físico.
Além da forma como passam as mensagens, com robôs é possível controlar todo o conteúdo que será passado nas interações. Se com humanos dependemos de treinamento e podemos sofrer com ruídos na comunicação (o treinador não captou os objetivos para aquele evento, o promotor deixou escapar algumas informações importantes do treinamento e outras situações), com o robô não há erro. O que for determinado para falar em um contexto de interação específico, ele falará sem deixar nenhuma informação faltando.
Conectado com a internet, o robô permite também que se faça ajustes remotamente. Surgiu uma nova informação que seria interessante adicionar ao conteúdo do robô? É possível incluir imediatamente. Recebeu feedback ou percebeu que uma fala não está ajudando a atingir os objetivos estabelecidos? É possível alterá-la.
Por último, um dos principais benefícios de se trabalhar com um robô no atendimento a pessoas é possuir métricas detalhadas sobre as interações. Novas funções dos robôs Promobot V4 permitem detectar emoções. Dessa maneira, é possível saber, por exemplo, a efetividade das mensagens que estão sendo passadas — se estão aborrecendo ou agradando a audiência — ou entender se a promoção oferecida interessa o seu público.
Outra possibilidade é quando o robô está executando pesquisas de satisfação. Nesse cenário, é possível avaliar se as emoções das pessoas estão condizentes ou contradizendo sua fala e, assim, obter nuances mais ricas sobre qual é a percepção real delas sobre questões importantes como: você está se sentindo motivado no trabalho? O evento foi interessante? Nosso produto atendeu suas expectativas?
O atendimento a clientes pode ser extremamente desgastante. Muitas empresas no atendimento digital estão tentando automatizar processos através de chatbots ou por percursos em atendimentos telefônicos. Em ambientes em que o contato com o cliente é físico, robôs inteligentes apresentam um excelente alternativa para atender e fidelizar pessoas incansavelmente, de maneira eficiente e lúdica.
Nesse contexto vale lembrar que mesmo com atendentes humanos, o ganho é mútuo. Para empregados trabalhando em parceria com um robô, alivia-se a carga de trabalho através da automação de diversos processos. Os atendentes humanos fazem a recepção do cliente e indicam o robô para continuar o processo de apresentação da empresa. E o inverso também é possível!
Os robôs também aumentam a qualidade do serviço de atendimento. Ele é paciente para responder as diversas dúvidas repetitivamente. O robô pode também ser integrado a sistemas, de maneira a resolver problemas sem intermediários. Os robôs de atendimento podem aumentar a taxa de conversão de objetivos específicos – como captação de leads, realização de pesquisa de satisfação e outros – por direcionarem melhor os clientes.
Embora nós da Umbô tenhamos preferência por exaltar os robôs pela sua enorme utilidade, facilitando a vida das pessoas que necessitam atendimento em diferentes ocasiões e horários fora do comercial, não podemos negar que um robô físico interativo impressione com a sua presença onde esteja – em uma empresa, em um estande, em um evento corporativo, uma convenção de vendas ou mais. Hoje em dia, todos somos curiosos para conhecer as novidades tecnológicas. Robôs possibilitam um olhar de como poderá ser o futuro, além de oferecer uma experiência diferente de interação. Poucas pessoas vivenciaram falar com uma máquina que te entende e reage a você como se fosse um ser humano.
Robôs bem implementados apresentam uma série de benefícios tanto internos — para as equipes — quanto externos, auxiliando clientes a resolverem seus problemas e melhorando a qualidade do serviço.
Em um mercado em formação, como o de robótica de serviço, ainda estamos descobrindo todo o potencial dos robôs. Nesse cenário, se a intenção é limitar o robô a um atrativo, que sabe interagir com pessoas e dançar, o quanto custa um robô alugado, não pode ser considerado salgado. Quanto mais se limita as possibilidades, mais caro se paga por atrativos que poderiam agregar muito mais.
Porém, podemos e queremos fazer muito mais com os robôs para ajudar empresas e pessoas a trabalharem e serem atendidas melhor. Na nossa visão, os robôs não são mero entretenimento — tratam-se de máquinas para atingir objetivos e facilitar a vida das pessoas. Então, quanto custa um robô entregando todos esses valores? Qual é o preço você coloca nesse benefício?
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