Até aquele período, você nunca precisou pensar em engajamento dos colaboradores remotos. Você tinha tudo: boas soluções internas, atendimento ao cliente impecável, inovou em suas rotinas internas e na relação com o público. Tomou todas as medidas importantes para conseguir alavancar a produtividade em seu varejo.
E daí, chegou a quarentena. A empresa toda se tornou remota da noite para o dia.
Se os funcionários não tiverem um bom relacionamento entre si, isso poderá gerar atritos, animosidades e, consequentemente, queda brutal na produtividade interna. Diante disso, é fundamental que os gestores saibam identificar as melhores formas de engajar os colaboradores remotos – como ajudamos a um cliente nosso.
Vamos relembrar 4 princípios básicos que você não pode negligenciar neste momento. Boa leitura!
Como você pode identificar se está fazendo um bom trabalho sem um reforço positivo? O mesmo ocorre com seus colaboradores. Eles necessitam ter um retorno para que entendam a importância de suas atividades para o negócio.
A valorização do trabalho de seus funcionários faz com que seja possível mantê-los engajados e rendendo melhores resultados ao longo do tempo. Quando você se sente parte essencial de um local, tende a se esforçar mais, bem como ter uma melhor relação com a pessoa que valoriza o seu trabalho. Então, reconheça cada pequeno detalhe que eles estão conseguindo entregar para você nas condições inéditas e para as quais ninguém se preparou!
Não, não vai dar para trabalhar à base de apenas eficiência e meritocracia durante o período remoto do “coronavírus”. Mantenha ao máximo sua rotina de produção, mas não espere que seus funcionários estejam 100% física e mentalmente produtivos, a quarentena exige mais cuidados com a sanidade.
Sim, emoções estão mais do que nunca presentes — e precisam ser notadas.
Problemas de comunicação podem prejudicar relacionamentos. Por isso, entre colaboradores e lideranças, é fundamental que não ocorra qualquer tipo de mal-entendido que possa comprometer as atividades do seu negócio no dia a dia.
Imagine, por exemplo, atritos constantes por falta de alinhamento entre gerente e funcionários, gerados por uma comunicação falha. Com o tempo, o clima de trabalho poderá se tornar insustentável, gerando brigas e, até mesmo, um aumento do índice de turnover.
Diante disso, é fundamental estabelecer formas de melhorar a comunicação interpessoal entre as pessoas. Você pode incentivar isso por meio de treinamentos e utilizando ferramentas que estimulem uma maior transparência durante as atividades internas.
Quem quer o foco em home office, precisa iniciar cada conferência desfocado: com carinho, acolhimento e, principalmente, transparência. Os colaboradores que sabem das perspectivas e riscos vão querer ser a equipe mais focada do mundo.
Um ambiente colaborativo é fundamental para conseguir melhores resultados em seu varejo. Afinal, estamos falando de um ambiente que, muitas vezes, por ser competitivo, desestimula esse tipo de comportamento, principalmente no atendimento ao cliente.
Por isso, é fundamental que os líderes estejam atentos em como driblar esse desafio e fazer com que os colaboradores consigam contribuir positivamente com os seus demais colegas e, juntos, crescerem como um time.
Sim, vamos gastar, todo mundo, mais tempo para qualquer coisa que façamos, para qualquer discussão que tenhamos. A equipe precisa saber que está sendo ouvida e que, por maiores que sejam os objetivos da empresa, seu bem-estar também é levado em conta.
Uma forma interessante de fazer isso no varejo é estimular uma comissão por times, de acordo com as metas batidas. Sendo assim, cada um se sentirá impelido a auxiliar os demais, para que todos saiam ganhando.
Relacionamentos são feitos de reciprocidade. E isso diz respeito a todos os níveis existentes, incluindo o ambiente empresarial e o varejo. Se você quer ser ouvido pelos seus funcionários, é fundamental que também os escute. Engajamento dos colaboradores remotos é sobre escutar – o tempo todo.
Por isso, ofereça canais que disponibilizem formas para que eles possam expor as suas opiniões sobre o quadro interno, sugerir alterações e, até mesmo, realizar reclamações, quando for necessário. Com isso, pode-se resolver questões que estejam atrapalhando o relacionamento entre colaboradores e com a gestão do varejo e, assim, melhorar o clima organizacional.
Identificar como melhorar relacionamento entre colaboradores é fundamental para que você consiga potencializar os seus resultados, a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do seu negócio. Então, implemente essas dicas e conquiste o sucesso em seu varejo. Considere também a adoção de tecnologias interessantes, como a robótica, em sua loja.
Além disso, é preciso levar em conta as lutas particulares de cada colaborador. Começar reuniões com um espaço aberto para que cada um (que deseje) externe suas preocupações e, na medida do possível, buscar soluções para que todos possam trabalhar adequadamente. “Oi, tudo bem? Vamos lá!” não é suficiente para a abertura de uma reunião de equipe, é preciso conhecer o seu time e se atentar a ele.
Cada líder tem o seu jeito. Mas aquele líder que faz as conferências “strict-to-business”, hoje, vai perder a sua equipe, simples assim.
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