Que é necessário atender o cliente com certo grau de qualidade é óbvio, certo? Mas será que é mesmo? Será que as empresas ainda se importam com os processos que levam uma pessoa a levar uma boa impressão do atendimento no geral; não apenas na hora das vendas, mas no processo como um todo? Você usa tecnologia no atendimento como diferencial?
O atendimento ao cliente abrange todas as fases da jornada de compra, desde o primeiro contato até o pós-vendas. Uma empresa que quer transformar seus clientes em divulgadores vai se preocupar com todas as fases dessa jornada. E quais são elas?
Nessa fase, o consumidor está apenas fazendo uma pesquisa por palavra-chave, pode ter alguma dúvida, mas se interessa mais por artigos mais abrangentes, de repente procura apenas por uma definição e nem ao menos conhece seu problema ao certo.
Como ele não sabe ao certo sobre seu problema, você não pode simplesmente jogar uma solução; no caso seu produto, porque ela simplesmente não sabe ainda que precisa disso. Nesse contexto, é muito
mais interessante prover informações relevantes, que procurem educar o cliente sobre o assunto, para que ele, aos poucos, descubra que precisa de algo na categoria do seu produto.
Aqui o consumidor já sabe mais sobre o problema que está enfrentando e começa a buscar soluções para ele. Lembre-se que o primeiro instinto é procurar soluções que ele mesmo possa aplicar, então ajude-o com conteúdos que falam sobre a possibilidade (ou não) de ele mesmo se ajudar.
A partir desse conteúdo, seja um texto, vídeo, ou até mesmo uma ligação, ele já vai estar em contato com a marca e vai vê-la como participativa, vai ver que ela realmente se importa com a dor ou problema dele.
Nessa fase, o cliente já tem certeza de qual solução é a melhor para ele; passando a avaliar as suas opções.
Nessa parte é que entra a oferta, apenas aqui é interessante para o consumidor ouvir propostas, promoções e demonstrações. Antes disso, o contato se torna apenas um gasto de informações que podem não apenas não ajudar o cliente, mas colocar uma percepção negativa em relação à sua marca.
Uma vez que sua empresa tem em mente essa jornada do consumidor, o atendimento passa a ser mais assertivo, gastando tempo apenas para contatar as pessoas que já mostram algum interesse na área em que sua empresa atua.
Com as tecnologias cada vez mais fazendo parte da vida do consumidor, se torna natural que ele tenha um nível de exigência muito maior. Qualidade e rapidez do atendimento se tornam primordiais. Por isso, muitos clientes migraram para o ambiente digital. O cliente quer ser reconhecido, quer um atendimento personalizado.
As lojas físicas estão passando por mudanças extremas. O objetivo não pode mais ser apenas vender produtos, mas experiências. Promover boas experiências e informação ao cliente são motivadores pra que ele continue a frequentar sua loja física, e é aí que as tecnologias fazem toda a diferença.
Muitos estabelecimentos adotaram o uso de totens para fazer os pedidos; outros implementaram melhor internet e lounges para que os clientes interajam entre si conectados com a marca. De qualquer forma, a tecnologia se faz cada vez mais um atrativo.
Pensando em juntar as comodidades de um totem com a interação humana, os robôs de atendimento vem suprir as necessidades de um fator uau da loja física e, ao mesmo tempo, tirar de trabalhos repetitivos e ineficientes, o cérebro humano.
A robótica de serviços pode oferecer para lojas de varejo a interação; com promoções, produtos e encantar os clientes dando à marca uma conexão com a tecnologia.
Dessa forma, ter bons produtos, atendimento rápido e eficiente e clientes bem informados e engajados com a marca; é o objetivo de qualquer empreendimento. Cabe aos empreendedores buscar soluções como um robô atendente para revolucionar a forma como o varejo atua.
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